Que Florianópolis é uma cidade incrível em vários aspectos, todos nós concordamos. Além da grande riqueza natural, a capital do estado de Santa Catarina possui também uma imensa diversidade cultural, presenteando os turistas e nativos todos os dias do ano.
Definitivamente, não há como negar que as paisagens paradisíacas e o clima de liberdade da ilha são de conquistar qualquer um. Você pode ainda, fazer o seu roteiro a custos muito acessíveis, pois a cidade tem locais e atrações para todos os gostos e bolsos. Dia 23/03, a cidade completa 290 anos, por isso aproveitamos para destacar o que a cidade tem de melhor. Separamos 11 pontos turísticos de Florianópolis – e principalmente naturais – para quem ama a cidade e, até mesmo para você, que não conhece tão bem os locais e precisa de um norte para curtir tudo o que este pedacinho de paraíso pode oferecer. A sua trip começa aqui, vem com a gente!
As melhores praias em Florianópolis
As praias de Florianópolis são as mais belas praias do estado de Santa Catarina. É tanta beleza que as pessoas costumam ficar indecisas em qual rota seguir. E, claro, é exatamente por isso que vamos te ajudar a escolher qual combina mais com o seu lifestyle.
Na ilha – e também no continente – encontramos desde praias super movimentadas à dunas e praias desertas, um prato cheio para os amantes do mar e da maresia.
➤ 9 Grandes motivos para fazer um mochilão pela América do Sul
➤Veja 10 dicas incríveis de como se vestir bem gastando pouco
➤6 Dicas para você fazer uma trilha ecológica incrível
Existem atrações até para os aventureiros de plantão, que podem desfrutar de belas trilhas, repletas das maiores recompensas que a natureza pode nos dar: belas memórias fotográficas e muita paz de espírito!
Praia do Campeche
Se você conhece Florianópolis e seus pontos turísticos, com certeza já ouvi falar da Praia do Campeche. Mas, se você não conhece, certamente tem que conhecer.
A região do Campeche é apreciada por vários aspectos, mas principalmente pelas incríveis paisagens naturais, pela água cristalina e pelos famosos sítios arqueológicos. Os turistas podem encontrar variadas opções de entretenimento, tanto na praia, como nos arredores do Campeche. Por isso, a praia é visitada pelos mais diversos públicos.
Na região do “Riozinho”, é quase uma tradição a prática de esportes, pelas condições do mar e do vento. Lá, o surf, slackline, kitesurf e o windsurf são praticados o ano inteiro. Há também bares e restaurantes, para todos os gostos e bolsos, tornando a estadia ainda mais prazerosa (se é que é possível!).
Ilha do Campeche
Em frente à praia, está a Ilha do Campeche. Para chegar até lá, você pode optar por contratar um barco, que realiza a travessia em menos de 10 minutos – isso por que, alguns aventureiros escolhem fazer a travessia a nado ou utilizando um kayak.
É na Ilha do Campeche que se encontra grande parte do acervo arqueológico de Florianópolis, contando com sambaquis, oficinas líticas e até inscrições rupestres, em toda a sua extensão. Uma ótima opção para quem se interessa não só pelos pontos turísticos de Florianópolis, mas também por um pouco de tranquilidade junto à natureza!
Praia da Joaquina
Chamada no passado de Praia das Garças, a Joaquina, ou simplesmente Joaca, fica localizada no Distrito da Lagoa da Conceição. A Joaquina é conhecida por ser sede de competições mundiais de surf, pelos fortes ventos e mares agitados, ideais para a prática de esportes aquáticos.
Já na areia, é bem comum a prática de outra modalidade de surf, o sandboard*. Além disso, não podemos deixar de destacar o presente que a natureza dá todos os dias: o incrível nascer do sol da Joaquina! *Surf nas dunas.
Praia Mole
A Praia Mole fica localizada na mesma faixa de areia da Barra da Lagoa, próxima à Praia da Joaquina. Conhecida como a Praia dos Solteiros, a Mole recebe com frequência visitantes jovens e tem um dos carnavais mais famosos do estado.
Assim como a Joaquina, a Praia Mole é sede de campeonatos de surf e também recebe inúmeros praticantes de esportes náuticos, por conta do mar agitado e dos fortes ventos. Por este mesmo motivo, os banhistas e esportistas de primeira viagem devem tomar cuidado ao entrar no mar.
De qualquer maneira, a Mole continua sendo um dos destinos mais desejados pelos turistas em Florianópolis.
Fortalezas
Apesar de retratarem um passado conturbado, as Fortalezas de Florianópolis são parte importantíssima das memórias do estado de Santa Catarina e, por isso, são administradas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Construídos para proteger a região de ataques marítimos, os locais ainda contam uma parte da história de países sul-americanos e Europeus, que foram vinculados à formação do estado brasileiro e, principalmente, da Ilha.
Para visitar as fortalezas e apreciar a vista do mar, você pode fazer a travessia por meio de barcos ou escunas. Abaixo, listamos algumas das fortalezas de Florianópolis:
Fortaleza de São José da Ponta Grossa
Situada na Praia do Forte, a fortaleza de São José da Ponta Grossa está próxima da praia de Jurerê Internacional, uma das praias mais procuradas por turistas na época de veraneio.
A região é ideal para banhistas, que podem aproveitar as águas calmas e cristalinas da praia. Além da localização privilegiada e das águas límpidas, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa tem restaurante, loja de souvenir e um visual incrível, com preço super acessível para a visitação.
Os costões e a vegetação que cercam os morros onde está localizada a construção, dão ar de tranquilidade e calmaria ao local, que já abrigou um paiol de pólvora e um quartel da tropa do exército. Atualmente, a fortaleza só traz paz a quem visita e desfruta da vista paradisíaca do cume do morro onde está localizada.
Fortaleza de Santo Antônio de Ratones
A vegetação exuberante de mata atlântica que cerca a região é um dos encantos a se destacar no local. Para quem se interessa por arquitetura e história, aí vai uma curiosidade super legal: toda a construção foi feita com pedras da própria ilha. Incrível, né?!
Sob administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o local ainda possui trilhas ecológicas com guias instruídos pela instituição, que apresentam aos turistas as riquezas naturais, marítimas e históricas da região.
Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim
Assim como a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, a de Santa Cruz de Anhatomirim também foi construída – em sua grande parte – por rochas extraídas do local.
A construção traz traços característicos da arquitetura renascentista, que somada à sua vista, torna o passeio ainda mais fascinante. O local é bastante pacífico e não lembra nem de longe os acontecimentos ocorridos no século XVIII e XIX, quando era utilizada como base militar e prisão.
Ainda nos arredores da fortaleza, você pode fazer um passeio de barco para conhecer a baía dos golfinhos, que é habitada por mais de 100 mamíferos. Vai ser impossível não amar o lugar!
Lagoa da Conceição
A Lagoa da Conceição é um dos destinos mais conhecidos e visitados todos os anos em Florianópolis e, por isso, possui pousadas, restaurantes, lojas de artesanatos e bares para todos os gostos.
Na região, você encontra praias, dunas, morros e também a maior laguna da ilha. Além dos passeios e atividades mais tranquilas, a Lagoa da Conceição também é sede de uma série de esportes náuticos, tanto nos ares, como nas dunas.
Por isso, as práticas de windsurf, kitesurf, stand-up paddle, vela e sandboard são muito frequentes. Para apreciar toda a vista, um passeio de barco pela lagoa é uma ótima pedida e você ainda pode ter acesso às praias da Joaquina, Mole, Galheta e à Barra da Lagoa, que são logo do ladinho.
Morro da Cruz
A vista do Morro da Cruz é sem dúvidas um dos visuais mais impressionantes de Florianópolis. São 285 m de altitude, que fazem valer a subida. Isso por que, no alto do Morro, você pode desfrutar de uma ampla visão da cidade de Florianópolis, avistando bairros como Agronômica, Itacorubi, Trindade, Saco Grande, Barra do Cacupi, entre outros.
Experimente um pôr do sol com a vista incrível do Morro da Cruz. O encanto será tanto que você não vai mais querer ir embora!
Santo Antônio de Lisboa
A comunidade mais antiga da Ilha é ideal para a visitação de quem se interessa por lugares históricos e bem preservados.
Na região, você pode visitar diversos pontos históricos, aproveitar restaurantes e bares à beira da praia, comprar peças de artesanato e desfrutar do incrível pôr do sol do local, que faz qualquer um se apaixonar à primeira vista.
O lugar é lindo o ano todo. Aproveite para passar um final de semana tranquilo, com um preço super acessível!
Costa da Lagoa
Quem aprecia lugares tranquilos, isolados do povo e historicamente ricos, vai se encantar facilmente pela Costa da Lagoa. A comunidade é famosa pela área preservada natural e culturalmente, mas também pela gastronomia local, preservada por gerações.
A comida caseira, preparada pelas mulheres e pescadores que vivem no lugar, é conhecida por toda a ilha como uma das mais deliciosas – e também com preços mais acessíveis – de toda a cidade.A travessia leva um pouco de tempo e pode ser feita por baleeiras, que partem do Centro Ecológico Rio Vermelho ou do lado da ponte no Centrinho da Lagoa.
Os mais aventureiros, que preferem se dispersar mais do clima de calmaria, podem fazer uma trilha para chegar até a comunidade, por meio de picadas dentro da Mata Atlântica que abrange a região. As trilhas ecológicas do local também podem levar à Cachoeira da Lagoa, um recanto de águas cristalinas e revitalização.
Nem é preciso dizer o visual do local é desnorteador! Agora, tudo o que você tem que fazer é se preparar para se entregar a estes encantos. Preparado? Nos vemos no próximo destino!