5 dicas de sucesso para preparar sua loja para a troca de estação

5 dicas de sucesso para preparar sua loja para a troca de estação.

SBA Escrito por: SBA
30/03/2023 08h37

O mundo da moda é bastante influenciado pela mudança de estação, sendo que as grandes marcas de roupas apresentam suas novas coleções duas vezes por ano em grandes desfiles. A cada mudança de estação, os estilistas analisam o comportamento dos consumidores para definir o que será tendência, além de definir materiais, cores e estampas que deverão ser utilizados na produção das novas peças. 

Esse fator também influencia dentro do mercado de lojistas que trabalham com a venda de roupas. Isso porque eles precisam acompanhar as mudanças para atrair os consumidores e realizar vendas. Assim, a cada troca de estação, os lojistas precisam preparar a loja para a mudança de coleção e também promover campanhas de liquidação para não ficar com estoque cheio de roupas encalhadas. 

Como sabemos que a preparação da loja para a troca de estação é um ritual que demanda muito tempo e bastante estudo para fazer as escolhas certas de visual e design, preparamos uma lista com cinco dicas de sucesso para que a organização da sua loja seja impecável e que você possa administrar o estoque da loja com mais assertividade. Veja!

1 Planeje o estoque da loja

preparar loja para a troca de estação

Quem já está no mercado há algum tempo já deve entender que estoque de loja é um fator crucial para o desenvolvimento do negócio, por isso ele deve ser bem planejado para evitar prejuízos. Assim, em toda troca de estação, é preciso fazer um balanço das peças que restaram de coleções antigas e estudar a possibilidade de fazer uma mega liquidação, queima de estoque, bota fora, para limpar o estoque para a mudança de coleção.

O objetivo do planejamento de estoque é ter uma boa quantidade de peças para atender às demandas dos consumidores da loja. Para isso, é fundamental e necessário abrir espaço no estoque e programar as compras. Assim, você não fica com nada parado nas prateleiras e também consegue atender as necessidades dos clientes, que estarão sedentos pelas novidades da coleção nova.

2 Prepare a sua equipe

treinando equipe para a troca de estação

Ter uma coleção nova é importante, mas ter uma equipe de vendas altamente preparada para alcançar bons resultados é fundamental. Por isso, recomendamos que você treine sua equipe para receber a nova coleção.

Solicite informações aos fornecedores sobre a nova coleção, quais são os diferenciais e o que deve ser priorizado na venda. Além disso, é importante ver com antecedência se haverá produtos com brindes, com itens exclusivos, peças que estão em alta e que podem atrair a atenção do consumidor, etc. 

Tente sintonizar todos os seus vendedores na mesma frequência. O trabalho da equipe de vendas será crucial para promover a mudança de coleção, bem como vender todo o estoque encalhado. Aqui é importante deixar claro as metas de vendas para que a equipe foque na busca de bons resultados para as vendas da nova coleção.

3 Monte a vitrine perfeita

montando vitrine na troca de estação

A vitrine é o cartão postal de sua loja e é o primeiro contato que o consumidor tem com a sua marca. Assim, planejar um design diferenciado para esse chamariz se faz necessário, principalmente se ela for preparada com os elementos da nova estação.

Vale a pena ressaltar as novas peças da coleção com uma decoração temática atrativa. Você pode se inspirar nas dicas do pinterest. Caso fique em dúvidas ou não queira errar na hora de preparar a sua vitrine, você ainda pode contar com o auxílio de empresas e profissionais especializados nesse segmento.

4 Foque também no interior da loja

loja troca de estação

Se a vitrine é o primeiro contato visual do consumidor com a sua loja, o interior será o local em que os seus clientes entrarão em contato com o clima da estação. Dessa forma, você pode utilizar estratégias de marketing sensorial para reforçar e melhorar a experiência do cliente. 

É importante levar em consideração toda a organização da loja para facilitar a locomoção do cliente. Outro ponto que merece ser colocado em prática é o conceito de zonas quentes e frias, ou seja, locais em que há maior ou menor transição de clientes. 

5 Promova uma queima de estoque

queima de estoque - troca de estação

Ninguém resiste a uma liquidação, não é mesmo? Então, aproveite a mudança de coleção para promover a queima do estoque antigo. Para isso, a melhor saída é promover promoções que incentivam o cliente a comprar, por exemplo: descontos progressivos, brindes nas compras acima de determinado valor, etc. A queima de estoque é uma grande oportunidade de movimentar o fluxo de caixa e trazer mais clientes para a loja.

Existem muitos outros fatores que são igualmente importantes para lojistas que seguem as trocas de estações para mudança de coleção. As cinco dicas que trouxemos para você preparar sua loja para troca de estação não são estanques nelas mesmas, ao contrário, elas podem ser adaptadas de acordo com a realidade de cada empresa.

Converse com os seus funcionários sobre a mudança de coleção, eles têm uma visão mais próxima dos seus clientes e podem contribuir com um feedback mais assertivo. Assim, os resultados serão mais positivos.

E por falar em mudança de coleção, você já conferiu as novidades que preparamos para a nossa nova coleção SBA? Aproveite e já garanta as peças para abastecer o estoque da loja.