Tudo o que queremos é cair na estrada, ou neste caso na trilha, aproveitando o mundo sem filtros, nem regras. Ainda assim, precisamos seguir alguns passos para fazer a jornada ser irada e render boas memórias. Tá afim de saber como fazer uma trilha ecológica e usufruir ao máximo da trip? Nós vamos te ajudar nisso!
O que você não pode deixar em casa.
Você não pode se esquecer de colocar na mochila um óculos de sol, boné, filtro solar (impreterível, por favor), canivete multifuncional, carregador portátil, repelente e lanterna. Estes itens podem determinar se você vai até o final da sua aventura ou não, então trate de colocá-los no topo da sua lista de prioridades. Outra dica super importante – que muita gente não dá atenção, mas é essencial – é levar sacos plásticos grandes para proteger a mochila da chuva e, consequentemente, tudo o que tiver dentro dela.
Em se tratando de tecnologia…
Tudo bem, é muito instigante se desligar do mundo, esquecer a rotina e afins, mas se perder na trilha não é nada cool. Por isso, para se manter seguro na rota, leve um aparelho celular. Antes de entrar no caminho, pesquise a previsão do tempo para não ter surpresas desagradáveis e não levar utensílios desnecessários para a condição climática. Ah, e não se esqueça de tomar cuidado com todos os aparelhos eletrônicos, os embalando também em sacos plásticos, para evitar os contatos eventuais com a água.
Tenha cuidado com o seu corpo, seja consciente e respeite seus limites.
Como prioridade, nem é preciso dizer que você deve levar um kit de primeiros socorros e ingerir uma grande quantidade de água. Além disso, não se deixe levar pela ideia de que você pode estar sendo “fresco” caso sinta dores ou se machuque. Você tanto pode, como deve, tomar as medidas cabíveis. Se sentir fome, não hesite em dar uma pausa na trilha ecológica para se alimentar. E, se possível, coma algo de alto valor energético para aumentar sua energia durante as atividades.
Por conta do atrito com o calçado e do esforço físico intenso, outra coisa que é absolutamente normal é o surgimento de bolhas nos pés. Neste caso, o que você não pode fazer é sentir dor e não fazer nada. O indicado é imobilizar as bolhas, cobrir a área com curativo e utilizar meia fina por baixo da meia mais grossa.
Agora, algumas dicas opcionais que podem te ajudar muito.
Se você for acampar na trilha, procure posicionar sua barraca no sentido contrário do vento para evitar que mosquitos entrem no espaço. Se passar por percursos onde não haja água potável, recomendamos uma alternativa muito interessante: aprenda a purificar a água. Não, não é mágica, é tecnologia. Veja algumas alternativas de purificação:
-Bomba Purificadora: Este utensílio funciona com uma garrafa. Você pode, por exemplo, bombear a água de um córrego na purificador, que devolve a água potável e límpida.
-Tabletes Purificadores: Os tabletes são geralmente de iodo e devem ser misturados na água que se deseja beber. Apesar do sabor estranho que você provavelmente sentirá, todas as bactérias morrerão no tratamento e o risco de contrair doenças será 0.
-Purificador Ultravioleta: Esta opção é um pouco mais cara do que as outras. Por meio da luz UV, o equipamento mata todas as bactérias. Além disso, o tratamento não modifica a consistência, nem o gosto da água.
Na natureza, nem tudo são flores. Literalmente!
Muito cuidado ao entrar em contato com animais e plantas na trilha. Certas formas e cores podem te chamar atenção, fazendo com que você caia na tentação de tocar e, até mesmo, tentar levar para a casa. A regra principal é: nunca, sob hipótese alguma, faça isso. Você pode estar pondo em risco sua integridade e de outras pessoas, por que mesmo que tenham um visual incrível, algumas plantas e animais venenosos podem fazer um mal danado. Portanto, está permitido apreciar e tirar fotos, mas tudo com certeza distância.
E para aproveitar ao máximo o percurso
Não deixe que a empolgação da descoberta e a aceleração das atividades te impeçam de andar com calma e apreciar todas as paisagens. A maior riqueza do passeio serão as suas lembranças, por isso utilize a sua memória fotográfica ao máximo. Em todo lugar que passar, deixe tudo como encontrou. Outros andarão por onde você andou, então seja consciente e respeite a natureza. Para desfrutar de tudo o que a trilha tem a oferecer, mantenha o silêncio em alguns trechos, permita que o seu interior se conecte à natureza e sinta tudo o que te rodeia com mais sensibilidade. A trip vai ser inesquecível!
Viu como fazer uma trilha ecológica proveitosa e em segurança não é tão difícil assim?! Reúna a galera e conte tudo o que você aprendeu. Após isso, é só marcar sua trip e compartilhar conosco sua experiência. Let’s go!