Aprenda como reduzir o desgaste das roupas

Aprenda como reduzir o desgaste das roupas.

SBA Escrito por: SBA
12/05/2023 09h15

Separe as roupas na máquina

 A separação das roupas é o básico. As peças tanto podem, como devem ser separadas por tecidos semelhantes antes de irem para a máquina. O que é muito importante: cuidado com as roupas com zíper. Evite ao máximo lavar camisas de tecido mais delicado e calças jeans juntas, pois os zíperes abertos podem prender nas outras roupas, dificultando a remoção e, na pior das hipóteses, até rasgando. Se não houver alternativa e você tiver que lavar as peças juntas, não se esqueça de fechar o zíper. E, claro, é imprescindível não se esquecer de lavar roupas escuras separadamente. Assim, aquela camisa polo branca que você tanto gosta ainda vai poder ser usada durante muito tempo! 

  1. Dica Importante: Quando for lavar camisetas com estampa, vire-as do avesso. Fazendo isso, o material tem as cores e as texturas preservadas.
  2. Dica Importante: As roupas jamais devem ser lavadas junto com peças de uso doméstico, por poderem sujar com os resíduos de comidas e gordura.

A água fria é uma grande aliada para reduzir o desgaste das roupas

Agora estamos falando de uma grande aliada quando o assunto é durabilidade. A água fria preserva não só as fibras, como também a cor dos tecidos. A impressão que as pessoas têm é de que a água quente pode ser mais eficaz para retirar manchas, o que na verdade, nem sempre é real. Em alguns casos, se a água quente for adicionada à roupa na primeira lavagem, as manchas podem ficar mais fortes e, até mesmo, permanentes. Por isso, mesmo que você tenha a intenção de utilizar a água quente para retirar as manchas, faça a pré-lavagem de todas as peças com água fria. Para conservar roupas masculinas, como camisas de algodão, é bastante importante que a água seja fria ou morna, evitando não só a degradação da fibra e o desgaste da cor, mas também o encolhimento!

Dica Importante: Utilize também a etiqueta para ter instruções de como lavar, passar e secar

como manter roupa como nova

E os alvejantes, quando usar?

Apesar de ser uma ótima alternativa para tirar manchas, o alvejante pode acabar tendo o efeito contrário se mal utilizado. Por isso, muita atenção antes de aplicar esta maravilha nas peças! Podemos dizer o mesmo para o sabão em pó e para o amaciante, que em excesso, podem diminuir o brilho e a durabilidade dos tecidos. Os alvejantes podem ser de diferentes composições, utilizações e você pode encontrá-los tanto em pó como em líquido. A água sanitária, por exemplo, pode ser considerado um tipo de alvejante, uma vez que auxilia no branqueamento das peças. Pode ser utilizada para tirar manchas de roupas brancas, mas jamais deve ser aplicado em roupas coloridas, sob o risco de manchar definitivamente a peça. Já o alvejante em pó sem cloro, pode ser utilizado em tecidos coloridos, pois é mais leve e não mancha. O alvejante líquido sem cloro é ideal para tirar manchas leves, como batom e café. Por já vir diluído, tem um poder de branqueamento mais reduzido, se comparado com o pó. Ah, é muito importante não se esquecer de misturar qualquer tipo de alvejante com água, deixando a mistura agir na peça por uns minutos, posteriormente.

como manter a camiseta nova

Alguns desodorantes não ajudam as roupas

Quando falamos de roupas masculinas, devemos dar uma atenção especial ao uso de cosméticos e, principalmente, de desodorantes. Certos produtos masculinos possuem ativos mais fortes, que podem impregnar odores e até manchar. Alguns desodorantes possuem alumínio na composição e, por este motivo, reagem ao suor, causando as tão temidas manchas nas axilas. Veja bem, se você gosta de uma fragrância ou marca de desodorante que já te causou danos em roupas em algum momento, não é preciso suspender o uso. Basta que você fique atento a alguns pequenos cuidados com as roupas masculinas – ou alternativas – para preservar suas peças:

  • Primeiramente, se você identificar uma mancha, procure não passar o ferro em cima, pois isso pode tornar a mancha definitiva.
  • Assim que você identificar a mancha, o ideal é lavar o local com sabonete neutro.
  • Se a mancha estiver bem fixada à peça, você pode utilizar uma mistura caseira de vinagre branco com água. Mas lembre-se: aplique uma pequena quantidade no local manchado e observe a reação do tecido antes de aplicar numa maior extensão da peça.
  • Se você não quiser abrir mão do desodorante que utiliza, procure utilizar uma variação antitranspirante dos mesmos desodorantes. Suando menos, você impede que o excesso do seu suor entre em contato com as substâncias do desodorante e gere as manchas.
  • E, obviamente, sempre que encontrar uma mancha, não demore em extraí-la. O tempo de fixação da mancha faz diferença!como lavar corretamente camiseta

Cuidado com a frequência de lavagem e reutilização

Ok, você precisa realmente lavar suas roupas. O que não pode acontecer é lavar excessivamente as peças, para que estejam “impecáveis” toda vez que você usar. Tenha em mente que, quanto mais você lava suas peças, mais desgastadas as fibras vão se tornando. O ideal é alternar bem o uso das roupas, porque fazendo isso, você reduz não só a necessidade de lavar as peças com muita frequência, mas também a possibilidade de odores impregnarem de maneira permanente. Sim, isso pode realmente acontecer. Alguns tecidos podem reter o odor e nunca mais perder. Portanto, alterne o uso das suas camisetas, nunca reutilizando repetidas vezes sem lavar ou lavando com muita frequência. Viu como não é difícil reduzir o desgaste das roupas? É só dedicar uma pequena parcela do seu tempo para práticas que são simples, mas que dão resultado!