Casacos masculinos: Como usar no dia a dia

Casacos masculinos: Como usar no dia a dia.

SBA Escrito por: SBA
03/05/2024 15h22

homem escolhendo casaco em loja

Com a queda das temperaturas é chegada a hora de tirar os casacos do guarda-roupa. Mas com tantos estilos e tipos de casacos masculinos disponíveis no mercado, fica difícil decidir qual modelo é o melhor.

Para facilitar a difícil tarefa de escolher o casaco que melhor combina com o seu estilo, ou look, reunimos neste post os principais modelos disponíveis no mercado, bem como sua maneira de combinar com as outras peças.

No momento de comprar o modelo escolhido, no entanto, atente-se a alguns detalhes, como o comprimento das mangas e da parte de baixo do casaco ou da jaqueta. Opte pelo equilíbrio: nem muito longo, nem muito curto.http://www.vistasba.com.br/?p=2168  

Jaqueta jeans (Denin Jacket)

homem de casaco

Ao lado da calça jeans, da camiseta branca e do tênis, a jaqueta jeans é um item indispensável no guarda-roupa masculino. Criada pela Levi ‘s no final do século XIX, ela era uma peça utilizada exclusivamente como roupa de trabalho. Jeans sempre cai bem com tudo, até com jeans. 

O segredo está na escolha dos tons. Desta maneira, a jaqueta jeans pode ser utilizada com camisetas básicas, camisas e camisa xadrez. E também serve para quebrar a formalidade do visual, deixando-o mais despojado.  

Jaqueta Colegial (Varsity Jacket)

Sucesso entre os jovens americanos durante muitos anos, as varsity jackets chegaram recentemente ao Brasil e ganharam popularidade rapidamente. Confortáveis e bonitas, as jaquetas colegiais combinam facilmente com os mais diversos looks. Principalmente se o modelo escolhido for em tons mais neutros. Calça básica, bermuda, camiseta e tênis caem muito bem com as varsity jackets. 

Parka

homem vestindo parka

Assim como a anorak, a parka teve como base os casacos quentinhos feitos pelos esquimós. A grosso modo, ela é um casaco com capuz de pelos e abertura frontal com botões e/ou zíper.

A parka é ideal para montar looks casuais e confortáveis. Por este motivo, ela é comumente utilizada em dias frios da mesma maneira que um sobretudo ou trench coat, por cima de outro casaco ou terno.

Jaqueta Puffer (Padded Jacket – Puffer Jacket)

Criada nos anos 40 pelo norte-americano Eddie Bauer, a jaqueta puffer é um casaco ideal para os dias mais frios. Sua principal característica são as ondas formadas pela costura. Quando possui traços mais formais, como cores neutras, a jaqueta puffer vai bem com camisetas estampadas, calça jeans e tênis.

Jaqueta de Couro – Jaqueta Biker (Biker Jacket)

Incrivelmente versátil, a jaqueta de couro ganhou popularidade no período pós Segunda Guerra Mundial. Por influência da marca Harley Davidson, a jaqueta de couro passou a ser comum nas corridas de moto, tornando-se um ícone entre motociclistas e roqueiros. 

As jaquetas de couro ficam perfeitas com a dupla calça jeans e camiseta. Mas você pode ousar um pouco e acrescentar uma camisa xadrez e alguns acessórios, como colares ou um cachecol. 

Jaqueta Perfecto (Perfecto Jacket)

Criada em 1928 pela marca Schott NYC, como uma boa cobertura de couro para motoqueiros, a jaqueta perfecto virou símbolo da rebeldia jovem na década de 50. A grande diferença entre ela e a jaqueta de couro tradicional é a lapela com a tradicional sobra quando aberta. 

A jaqueta perfecto faz o par ideal com as calças skinny. Para complementar você pode utilizar um casaco de lã, um cardigã ou um sweater, que darão um toque especial à produção. 

Cardigan ou cardigã

Criado na Inglaterra em meados do século XIX, o cardigan é um casaco feito de lã e com botões na frente. Inspirado nos pullovers, os cardigans estão disponíveis em diversos materiais além da lã, como as malhas mais finas, por exemplo. Versátil, o cardigan vai bem com camisa social, camisa polo e camiseta e também pode ser usado por baixo de jaquetas e blazers.  

Jaqueta Bomber (Bomber Jacket)

Com corte na altura da cintura, abertura frontal e elásticos nos pulsos, a jaqueta bomber é inspirada nos casacos masculinos utilizados pelos aviadores do exército norte-americano, numa época em que as cabines dos aviões ainda eram abertas. 

Desta maneira, os pilotos precisavam garantir o aquecimento corporal sem comprometer os seus movimentos. Fácil de combinar, a jaqueta bomber vai bem com peças casuais como jeans, camiseta básica e tênis esportivo retrô. 

Trench Coat

Feito originalmente com tecidos impermeáveis antes da Primeira Guerra Mundial, o trench coat é um tipo de sobretudo. Sua característica marcante fica por conta do cinto e das fivelas em torno do pulso. Sem falar nas lapelas maiores e o tipo de abotoamento com diversos botões. 

Os trench coats combinam com todos os estilos, do clássico ao moderno. Desta maneira, podem ser usados com camiseta, camisa, calça jeans, roupa social e acessórios, como cachecol.  

Pea Coat

Tradicionalmente confeccionado em lã grossa, o pea coat pode facilmente ser reconhecido por seu abotoamento duplo, pela lapela larga e pela pegada mais navy. As cores comuns são o preto e o azul escuro. 

Casacos mais pesados nos inspiram a criar looks comportados. No entanto, ao misturar um pea coat com peças casuais, como jeans, você pode conseguir um visual mais moderno e descolado. Um cinto e botas pretas ainda podem contribuir para criar um look mais marcante e original. 

Duffle Coat

Assim como o pea coat, o duffle coat era um casaco amplamente usado por marinheiros. A característica que mais chama atenção neste casaco é o método de fechamento que, ao invés de botões, utiliza laços de corda ou couro que se fecham com o auxílio de peças. 

Originalmente essas peças eram pontas de chifre de búfalo. O duffle coat permite combinações interessantes com a alfaiataria, roupas casuais, streetwear, ou mesmo um mix de todos estes estilos.  

Casaco corta vento

jaqueta corta vento

Feito na maioria das vezes de nylon impermeável ou gabardine leve, o casaco corta vento é uma peça para ser carregada todos os dias na mochila. Por ser leve, com forro sem enchimento, ele pode ser dobrado de uma maneira bem compacta e é ideal para proteger do frio, sem a necessidade de carregar muitas roupas. 

O modelo pode variar de acordo com sua necessidade e, por isso, pode ser combinado de acordo com o seu estilo. De maneira geral, o casaco corta vento funciona em combinações casuais, com jeans, camiseta e sneakers básicos.  

Casaco de moletom

Peça básica no guarda roupa masculino, o moletom combina com diversos estilos e ocasiões. Versátil e estiloso, ele pode ser usado com praticamente tudo, proporcionando um ar despojado até mesmo para os looks mais sofisticados. Ele vai muito bem com calça jeans, calça de alfaiataria, calça de sarja, bermuda, blazer e até camisa e gravata.   

Comprar casacos masculinos é sempre um investimento. Afinal, apesar dos modismos que vão e vêm, os modelos tradicionais nunca ficam ultrapassados sempre estão em alta. 

Aproveite que você chegou até aqui e conta pra gente qual desses casacos você mais gostou!  Até a próxima!