1. Laranjeiras – SE
Com pouco mais de 25 mil habitantes, Laranjeiras é uma cidade incrível, cheia de casarões seculares e manifestações folclóricas únicas. Considerada uma espécie de sítio arqueológico a céu aberto, a cidade é repleta de ruas estreitas e muitas delas ainda preservam trechos construídos com pedra-sabão.
Uma dica para visitar os incontáveis museus, igrejas e o mercado municipal é se atentar aos horários. Às segundas-feiras a maioria das atrações está fechada e, nos demais dias, o horário de funcionamento é das 9h às 17h.
2. Imbituba – SC
Diferente das demais cidades litorâneas de Santa Catarina, Imbituba dispõe de passatempos muito mais em conta, para a alegria dos viajantes. Durante o ano inteiro é possível encontrar ventos perfeitos para a prática do kite e do windsurfe.
Mas se você aparecer entre junho e novembro, poderá apreciar um espetáculo indescritível. Nesses meses, as baleias-francas seguem para as praias de Imbituba para procriar e amamentar os filhotes, podendo ser vistas até mesmo na areia da praia.
3. Ponta Grossa – PR
Na cidade de Ponta Grossa, há cerca de 116 quilômetros da capital Curitiba, encontra-se o Parque Estadual de Vila Velha, um dos mais belos e estruturados parques estaduais do Paraná.
Formado por cavernas, grutas e lagoas, o local é conhecido por suas enormes esculturas naturais de milhões de anos. Perto dali, camadas de arenito revestido de musgo formam os paredões do Buraco do Padre, com 50 metros de profundidade e uma bela cachoeira com cerca de 30 metros de altura.
4. Santarém – PA
Antiga aldeia dos índios Tapajós, Santarém é a terceira maior cidade do Pará. Quem a visita pode apreciar o artesanato típico da região, se deslumbrar com o encontro das águas do Tapajós e do Amazonas, que correm paralelas mas não se misturam, e ainda se surpreender com a visita dos botos cor-de-rosa.
Há 38 km do centro também é possível visitar o distrito de Alter do Chão que, de acordo com o jornal inglês The Guardian, está entre as dez mais belas praias do Brasil, por suas extensas faixas de areia branca banhadas pelas águas esverdeadas do Rio Tapajós.
5. Guarapari – ES
Praia de Meaípe, em Guarapari, se destaca pela beleza paradisíaca. (Foto: Tadeu Bianconi / Setur) Destino favorito dos capixabas e mineiros, Guarapari está entre as cidades mais bonitas do litoral do Espírito Santo.
Na cidade, é possível apreciar o sossego de enseadas quase selvagens, como Setibão e dos Padres, além da verdadeira moqueca capixaba, preparada na panela de barro.
Próximo da costa, os mergulhadores ainda encontram águas cristalinas entre dezembro e maio, onde é possível observar peixes, corais coloridos, esponjas, tartarugas, polvos, arraias e lagostas.
6. Bento Gonçalves – RS
Importante polo industrial e turístico da Serra Gaúcha, a cidade de Bento Gonçalves é pioneira no Brasil no desenvolvimento do Enoturismo, considerada a Capital Brasileira da Uva e do Vinho.
Por este motivo, os visitantes podem acompanhar de perto todo o processo realizado na elaboração do vinho. Entre os meses de junho e julho é possível aproveitar as baixas temperaturas, com mínimas de 8ºC.
Além disso, por conta da formação geológica, a região é rica em vales, cânions, rios, cachoeiras, cavernas e túneis, ideais para a prática de esportes de aventura.
7. Camocim – CE
Com cerca de 64 km de litoral, Camocim possui a maior costa litorânea do estado. Repleta de dunas, praias, coqueiros, lagoas paradisíacas e um mar verdinho, a cidade guarda as últimas praias desertas do oeste cearense.
Um detalhe interessante é que na Praia Tatajuba Dunas, as dunas cobriram a maioria das casas da vila de pescadores e os moradores tiveram de reconstruir tudo. Já na Praia das Barreiras é possível visitar as incríveis falésias elevadas e as alvas dunas da Ilha do Amor.
8. Caldas Novas – GO
Considerado a maior estância hidrotermal do mundo, o balneário de Caldas Novas atrai milhares de turistas todos os anos, em busca de suas fontes de água quente.
Com temperaturas variando entre 30 e 57 graus, as centenas de piscinas atraem principalmente grupos da terceira idade e famílias com crianças em busca de sossego e diversão.
Afinal, quem resiste a uma banheira de hidromassagem ao ar livre com água bem quentinha? Quando estiver na cidade, não deixe de conhecer o Parque Estadual da Serra de Caldas. Repleto de trilhas, o parque abriga a quedas da Cascatinha e do Paredão, onde é possível tomar banhos refrescantes.
9. Cabo Frio – RJ
De beleza igualmente incrível, Cabo Frio se difere das famosas Búzios, Niterói e Ilha Grande pelos preços mais em conta com relação à comida e hospedagens. Com praias de águas limpas, areia branquinha e dunas maravilhosas, a cidade atrai visitantes em busca de sossego e atrações culturais. O Bairro da Passagem é um capítulo à parte, mostrando traços históricos desta que é a sétima cidade mais antiga do Brasil.
10. Manaus – AM
Ponto de partida para os que vão desbravar a floresta Amazônica, Manaus é uma cidade cheia de encantos. Repleta de belezas naturais, ótima gastronomia e passeios culturais, a capital do Amazonas se destaca pelas altas temperaturas e pela gente hospitaleira.
Quando for, não deixe de conhecer o famoso Teatro Amazonas, inaugurado em 1896, visitar as praias de água doce, comer o pato no tucupi, apreciar o Adolpho Ducke, maior jardim botânico do mundo, e mergulhar com os botos.
E aí, o post era o incentivo que você precisava para começar a organizar a mochila? Conte pra gente nos comentários qual será o destino da sua próxima viagem. Até a próxima!