Muitas pessoas acreditam que para se aventurarem, apreciar lugares incríveis e visuais paradisíacos é preciso ir para longe. Mas, calma aí, nós vamos desvendar este mito agora mesmo. Viagens de avião, com saída e chegada no aeroporto, hospedagens caríssimas em hotéis, dificuldade na comunicação. Por hora, esqueça tudo isso! Que tal, primeiramente, conhecer as maravilhas dos lugares mais próximos gastando pouco? Chega de esperar para planejar a sua viagem: nós vamos te dar 9 bons motivos para fazer um inesquecível mochilão pela América do Sul.
Se você tem passaporte, ótimo. Se não tem, viaje do mesmo jeito!
Mochilão pela América do Sul (exceto para a Guiana Francesa) sem precisar emitir passaporte, nem visto. A única exigência, é que você carregue consigo o RG atualizado num período de 10 anos. Você pode se transportar utilizando ônibus, a pé, de avião com passagem multidestino e, se for aventureiro pra valer, até mesmo de carona!
Atenção na hospedagem
Você pode se hospedar em hostels, em vez de se hospedar em hotéis. Os hostels possuem preços muito mais camaradas e você ainda pode conhecer gente de muitos lugares do mundo. Só tome cuidado ao selecionar o hostel , pois os preços variam de região para região e você deve observar também a qualidade do local. Para encontrar um equilíbrio, é interessante pesquisar estabelecimentos da próxima cidade de destino e buscar encontrar um lugar legal, com um preço interessante dentro das possibilidades.
Você pode viajar bastante sem gastar muito
Fazer um mochilão pela América do Sul é também muito barato. A maioria das moedas são mais baratas ou equivalentes ao real, o que torna sua viagem acessível não só pela distância e pelas condições territoriais, mas também pela economia. Geralmente, as passagens de ônibus de uma cidade à outra são bem em conta e você pode ainda, se optar por viajar predominantemente por terra, apreciar com mais calma as paisagens e registrar tudo.
Não é preciso ser bilíngue
Para fazer um mochilão pela América do Sul, não é preciso falar espanhol, nem inglês, vá com o velho e bom português e muita disposição que dá para se virar tranquilamente. Os funcionários de agências e hostels são bastante solícitos e, caso não entendam algo na sua comunicação, farão o melhor possível para ajudar.
Escolha e experimente pratos típicos pagando pouco
Se você quer ainda mais economia, aí vai: o site Numbeo pode calcular o custo médio de refeições ao redor do mundo. O site é todo em inglês, portanto, se você não manja nada da língua, é bom utilizar um tradutor online para fuçar o mecanismo e compreender como funciona. Na América do Sul, o Numbeo pode te fornecer informações bem interessantes, como por exemplo, que em países como Paraguai, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, um prato pode sair pelo valor médio de R$10,00.
A conexão com a natureza faz valer a viagem
É impossível falar de um mochilão pela América do Sul sem falar dos visuais paradisíacos e dos lugares incríveis a serem explorados. Faça todo o trajeto com calma, deixe que sua visão seja inundada por paisagens antes inimagináveis, por que lembranças como estas, são para o resto da vida. Faça registros, mas não deixe de utilizar a lente mais poderosa que existe para capturar os momentos: seus próprios olhos.
Em um Mochilão Pela América do Sul, Aventuras e esportes radicais não faltarão!
Para quem é um aventureiro inveterado, este mochilão vai render muita diversão. Algumas aventuras são apenas para quem tem um coração bem forte: Na Bolívia, existe uma descida de bike em uma das mais perigosas estradas do mundo. Arrepiou a espinha?! Calma que tem mais: o percurso onde é realizado o “passeio” chama-se Descida da Morte. Para os aventureiros mais moderados, existe a opção de fazer Trekking e Paraglider.
Mas o show da natureza supera qualquer atração!
Dá para destacar n razões de se viajar pela América do Sul, mas, com certeza, uma de não podemos esquecer são os espetáculos naturais, que não custam nada para serem contemplados. E o melhor de tudo, você pode apreciar uma diversidade climática e natural imensa, numa só viagem:
Praias e Arquipelágos: Os Balneários Alternativos do Uruguai possuem gélidas águas, mas mesmo assim, são destinos incríveis para se aproveitar o sol e o calor. O Caribe Venezuelano e Colombiano também são ótimas opções para o verão. Mas falando de visuais estonteantes é impossível não citar as isoladas Ilhas de Galápagos, no Equador, patrimônio natural da humanidade. E, se tiver a oportunidade, não deixe de conhecer uma das ilhas mais bonitas do mundo, a ilha de Los Roques, na Venezuela. É pra se apaixonar em cada trajeto!
Neve: Quando falamos em paisagens geladas, na América do Sul, a lista é extensa. Dá para destacar a Patagônia Argentina, uma das regiões mais remotas e selvagens do planeta Terra. No Chile, encontra-se a Patagônia Chilena e o famoso Caminho do Lago, passando pelo lindo vilarejo de Púcon. Mas, definitivamente, não dá para fazer uma trip pela América do Sul sem conhecer as estações de esqui do Valle Nevado e Farellones. E, claro, a Cordilheira dos Andes, ícone mundial dos picos nevados. As altas montanhas podem te levar ainda, até Chacaltaya, na Bolívia, diretamente para a estação de esqui mais alta do mundo.
Cataratas e Cachoeiras: E da maior cachoeira do mundo, já ouviu falar? Agora você pode até conferi-la bem de pertinho. A Salto Angel, ou Cataratas Angel, se localiza na Venezuela, na Região de Gran Sabana. E agora está permitido ficar pasmo: são 979 metros de altitude!
Desertos: O famoso deserto mais seco do mundo, o Deserto do Atacama, também se localiza na América do Sul. Localizado no Chile, este deserto fica entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico. Outro instigante destino é o deserto de Nazca, que abriga enigmáticos geoglifos no solo, levando o visitante à uma atmosfera de mistério e curiosidade.
A difusão de culturas enriquece
É essencial conhecer a cultura do nosso continente, mas não é todo o dia que se tem a chance de viver esta cultura. Ao colocar o pé na estrada e explorar a América do Sul, você estará mergulhando num mix das mais variadas cores, sabores e etnias, dê valor para isso, pois é uma das coisas mais valiosas que você extrairá da trip. Interaja com os nativos, troque experiências e histórias.
Assim, mesmo que você vá com pouco dinheiro, saíra com uma imensurável riqueza pessoal e cultural! Não adie mais sua viagem, comece a planejar hoje o seu mochilão pela America do Sul e viva momentos para guardar pra sempre no coração e na memória. Dúvidas e opiniões? Compartilhe conosco! 🙂