Se você é lojista, deve conhecer a importância das vitrines. É o cartão de visitas que apresenta o seu comércio e que pode interferir imediatamente nas decisões de alguém de entrar, conhecer ou comprar algum produto. Assim como as coleções de moda, uma vitrine de loja precisa se renovar a cada estação. Aprenda neste conteúdo como montar uma vitrine de inverno, seus principais elementos e dicas criativas.
Cative o cliente de primeira
A peça-chave para conquistar a atenção do cliente à primeira vista, é a harmonia entre os elementos da vitrine. Por isso, utilize pares complementares, combine peças e acessórios, reúna tons de uma mesma cor e crie pontos estratégicos de foco destacando algum produto específico, de preferência um que seja atrativo para o cliente.
Quando falamos em montar uma vitrine de loja, não necessariamente estamos falando em fazer isso apenas com itens que estão à venda. Além de mercadorias, você pode colocar:
- Utensílios que simbolizam sua marca
- Objetos que representem o segmento da loja
- Caixotes, cubos espelhados, bolas e outras formas geométricas
- Tecidos diferentes para criar textura
- Lâmpadas, abajures e luzes de led
- Fotos, livros ou outros itens que gerem conexão e afinidade com seu público.
No caso da vitrine de inverno, você pode pensar em:
- Tons da estação
- Frases ou recadinhos temáticos
- Elementos que simbolizam o frio e associam o espaço da vitrine à ideia de um local gelado
- Flores e folhas.
Como começar
Se você nunca fez uma vitrine de inverno ou não costuma explorar muito bem esse espaço em nenhuma estação do ano, saiba que nunca é tarde para começar. Aqui trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a colocar o trabalho em prática:
- Inspire-se visualmente nas redes sociais, em vitrines de lojas que você admira, marcas concorrentes e blogs especializados, como o nosso 🙂
- Reúna sua equipe e engaje o pessoal a participar do processo. Peça opiniões, ouça ideias, distribua funções e, quem sabe, nomeie uma pessoa responsável para a função
- Defina o que vai estar na vitrine, em que lugar estará posicionado e de que forma. Na sequência separe tudo e comece a organizar a bagunça
- Construa aos poucos e visualize cada nova etapa do processo. Isso vai ajudar a manter a mesma linha criativa do início ao fim do processo
- Organize um cronograma de mudanças e manutenções para deixar a vitrine sempre atualizada
O que usar
- Preços visíveis, mas nada que possa assustar o cliente ou roubar a atenção do restante
- Uma boa iluminação para garantir que tudo está visível para quem está de fora
- Adesivos, quadros ou cartazes se você tiver espaço suficiente
- Um pano para “fechar” a vitrine quando for mexer nela
O que evitar
- Bagunça/sujeira na vitrine
- Preços errados ou mal posicionados
- Produtos com defeito de fabricação
- Iluminação baixa ou alta demais
- Peças com poucas unidades ou de numeração limitada/furada
Anotou tudo aí? Esperamos ter ajudado você a criar a melhor e mais bonita vitrine de inverno. Conte com o blog da SBA para te atualizar sempre!
E já que falamos muito de moda, clique e conheça os 5 itens que todo homem precisa ter no armário. Já pensou em oferecer peças masculinas na sua loja?
Até a próxima! 😎